Durante o encontro, materiais produzidos pelo NEA foram entregues à professora. Foto: Jessica Mello.

Durante o encontro, materiais produzidos pelo NEA foram entregues à professora. Foto: Jessica Mello.

Nesta quarta-feira, o NEA recebeu a professora porto-riquenha Grisell Reyes-Núñez. Grisell é psicóloga social e trabalha no Instituto de Cooperativismo da Universidade de Porto Rico. O objetivo de sua visita ao Brasil é conhecer as experiências das incubadoras para reproduzir o trabalho no seu país. “Queremos laços fortes entre o Caribe e a América Latina”, disse.

Já existe um pré-processo de incubação na Universidade, a qual é formada por três empreendimentos, um de energia renovável, um grupo de assistentes sociais e uma escola de jovens. O grande desafio é que nenhum desses empreendimentos consiste em uma cooperativa de economia solidária, propriamente.

Um de seus colegas de trabalho está pesquisando o mesmo assunto em Mondragón, município espanhol inserido dentro da comunidade basca. Lá se formou o maior complexo de cooperativas do mundo.

Grisell apontou também para o fato de que em Porto Rico não há muita discussão na grande mídia a respeito da Economia Solidária. O enfoque principal é dado aos grandes empreendimentos, não dando espaço aos pequenos cooperados. Como se percebe, a realidade midiática porto-riquenha e brasileira não é muito diferente.

Durante os próximos dias, a equipe do NEA/INCOOP fará um “tour” com a professora pelos nossos empreendimentos apoiados que sejam do interesse para a sua pesquisa, além do encontro com outros conhecedores do assunto. Estão previstas visistas à Geração Poa e à Univens.

Anúncios