Foto: Jessica Mello

Foto: Jessica Mello

O Departamento de Comunicação e Design do NEA juntamente com o Coordenador e apoiador Paulo Albuquerque estão em processo de finalização de sua pesquisa sobre a X Feira Estadual de Economia Popular Solidária.

A Feira ocorreu entre os dias 8 e 13 de dezembro de 2008, no Largo Glênio Peres, centro de Porto Alegre. Lá, os pesquisadores analisaram a questão comunicacional da Feira, assim como o design dos produtos, suas disposições nas bancas e a relação expositor-cliente. Foram tiradas fotografias em todos os dias e durante todos os eventos a fim de análises posteriores. A pesquisa buscou trabalhar com a hipótese do “auto-referenciamento” do expositor perante a Economia Solidária.

No documento a ser entregue aos organizadores da Feira constam, além de toda a análise técnica e conceitual, uma série de sugestões para melhoras na XI Feira de Ecosol.

As conclusões e os dados obtidos nesse trabalho serão comparados a uma pesquisa estatística quantitativa realizada em meio a X Feira com os visitantes e os expositores. Muito do que foi observado pelos setores de Comunicação e Design do NEA comprovam alguns resultados estatísticos. A proposta é que o Núcleo de Economia Alternativa e Incubadora da UFRGS assuma a questão acadêmica e teórica da pesquisa, da forma como já foi elaborada nesse último ano.

Anúncios