Ana Paula Tomimori, do Departamento de Design do NEA, ofereceu uma “Oficina do Olhar” para os usuários de saúde mental da GerAção Poa. A ideia fundamental desse trabalho era trabalhar a percepção visual dos empreendedores, ao invés de apenas ensinar técnicas específicas para a construção de seu produto principal, a agenda. Através de um olhar crítico, eles poderiam perceber a maneira como o mundo visual se comporta e as relações que podem ser estabelecidas através das cores, das formas e dos espaços.

A consequência final a que Ana quis chegar com essa Oficina é sensibilizar para que se tenha um maior cuidado com a qualidade dos produtos fabricados pelos artesãos. Da mesma forma, colabora para que os usuários possuam um senso estético mais apurado que possa colaborar também na montagem dos stands nas feiras que a GerAção Poa participa.

Ana Paula elaborou sua oficina da seguinte forma: montou uma apresentação de slides em PowerPoint com algumas imagens, fazendo com que os oficinandos dissessem sempre o que pensavam a respeito aquela figura. Nelson Leirner foi o artista mais trabalhado – seu portfólio basicamente traz coleções, que as utiliza como forma de narrativas que, aparentemente, possuem uma abordagem lúdica e infantil, mas ao analisar melhor, percebemos um caráter crítico e político em relação ao mundo em que vivemos.

Após essa etapa, Ana dividiu os usuários em dois grupos: um deveria criar uma coleção a partir de elementos já existentes na GerAção Poa; o outro deveria fazer uma ligação com algum site que contivesse elementos parecidos com as questões vistas.

“Me senti feliz com a participação dos usuários na oficina. Todos se engajaram e desenvolveram as propostas colocadas. O objetivo de darmos mais atenção ao olhar, repousar a vista sobre o que nos certa, relacionar o que vemos com uma análise crítica posterior teve seu objetivo alcançado. Foi um trabalho em grupo que, se continuado, pode trazer uma sensibilidade para enxergar e não simplesmente visualizar”, disse Ana Paula Tomimori sobre sua experiência.

Novas oficinas serão realizadas por Ana Paula e Thais Leite.