Nesta sexta-feira, 23, foi realizada nova reunião para discutir e organizar o fornecimento de alimentos orgânicos para os Restaurantes Universitários da UFRGS. A produção será feita pelos integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores.

A ideia do projeto é qualificar a alimentação oferecida pelos restaurantes, assim como apoiar e integrar a agricultura camponesa ao grande mercado. O novo cardápio está previsto para entrar em vigor a partir do mês de setembro no RU da ESEF. Inicialmente serão substituídos apenas os alimentos de cunho perecível, como frutas e verduras. Caso tenha boa receptividade, o projeto tende a se expandir a todos os RU’s da UFRGS e em variedade de produtos.

Outros dois encaminhamentos foram discutidos, o recolhimento do óleo vegetal de fritura utilizado pelos Restaurantes e do lixo orgânico. Além da produção de alimentos, o Movimento dos Pequenos Agricultores também reutiliza esse óleo, transformando-o em biodiesel, em sua usina em Santa Cruz para abastecimento de seus carros. O mesmo reaproveitamento se dá com relação à compostagem de resíduos sólidos. A proposta, agora, é que o MPA seja responsável também por esses dois trabalhos.

Novas reuniões já estão marcadas para as próximas semanas.

Anúncios