Encontro em Maquiné. Foto: Thais Leite

Encontro em Maquiné. Foto: Thais Leite

O NEA/ITCP, juntamente com o Núcleo Estadual de Assistência Técnica para Economia Solidária (NEATES/SENAES), esteve em Maquiné neste fim de semana para debater com produtores e extrativistas da Juçara (Açaí) da região.

A demanda trazida por representantes do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento da Mata Atlântica (DESMA/UFRGS) é a formação de uma associação que, além de organizar o plantio e a coleta do açaí, seja capaz de operar uma agroindústria de beneficiamento desta fruta e de outros produtos. A idéia da associação ocorre porque faz-se necessário ter uma organização jurídica para que se possa buscar financiamento para a montagem da agroindústria além de ser necesário para a obtenção dos alvarás que o Ministério da Saúde exige para a manipulação e transporte deste tipo de produto.
Encontro em Maquiné. Foto: Thais Leite

Encontro em Maquiné. Foto: Thais Leite

Os produtos de Maquiné deverão estar disponível para o consumo na Loja Contraponto.

Após muitas conversas e esclarecimentos feitos pelos integrantes do NEA/ITCP Cássio Becker, Sebastião Pinheiro e Gilmar Gomes, juntamente com Cristina Milanez, do NEATES/SENAES, decidiu-se marcar uma nova reunião no dia 03 de outubro, em Maquiné, para uma oficina que demonstre como pode e deve ser a associação que a comunidade deseja.