(trabalho produzido pela bolsista do NEA, Jessica Mello e apresentado no 10° Salão de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Síntese: o trabalho visa divulgar a Oficina de Vídeo realizada pela autora no empreendimento de geração de renda e trabalho, Geração Poa. A atividade foi oferecida aos usuários de saúde mental do grupo, buscando desmistificar o uso de câmeras filmadoras.

Inicialmente, os oficinandos receberam uma breve introdução acerca das técnicas de filmagem, podendo, após, praticarem o aprendizado junto a câmeras digitais e profissionais. Ao final da oficina, foi distribuído um “manual de uso” a cada integrante. Para esse trabalho, o público-alvo são comunicadores, profissionais de audiovisual, assim como qualquer pessoa interessada no assunto.

Palavras-chave: Oficina de vídeo, usuários de saúde mental, Geração Poa.

Resumo: A Oficina de Renda e Trabalho GerAção Poa é um grupo que promove a inclusão social de usuários de saúde mental, através dos princípios da Economia Solidária. O trabalho realizado no empreendimento tem o apoio e assessoria da Secretaria Municipal da Saúde. A produção do grupo é dividida por setores, dentre eles Oficinas de Bijuterias, Cartões, Papéis, Serigrafia e Poesia. Um dos principais produtos elaborados pelos empreendedores é a agenda anual, a qual envolve todas as Oficinas do grupo. Há dois anos, a cooperativa decidiu investir na produção de um vídeo institucional sobre esse trabalho. Para 2009, o Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares auxiliará na captação de imagens, assim como na produção das entrevistas e na edição final do vídeo. Visando, então, integrar os cooperados da GerAção Poa neste trabalho, foi oferecida uma Oficina de Vídeo, no dia 27 de maio deste ano. O objetivo desse trabalho era desmistificar o uso de câmeras de filmagem profissionais e digitais amadoras, através de uma pequena aula introdutória sobre técnicas e uma posterior atividade prática, na qual os oficinandos puderam filmar o que quisessem utilizando-se dos ensinamentos antes demonstrados. O NEA também produziu um material didático sobre tudo o que foi explicado durante a Oficina, com imagens, dicas e a descrição detalhada de todas as técnicas apresentadas durante a aula. Cada oficinando recebeu uma cópia.

Para os usuários de saúde mental, a experiência é muito importante, visto que poucos tem contato com a tecnologia, especialmente a digital. Além disso, fez com que os empreendedores da GerAção Poá se sentissem mais próximos de uma produção acerca do seu trabalho, de forma que, durante as gravações para seu vídeo institucional, possam ajudar com os seus palpites e com o seu aprendizado.

Com as imagens capturadas pelos oficinandos, foi produzido e editado um pequeno vídeo para divulgar a Oficina, assim como o trabalho realizado pelo NEA/INCOOP e pela GerAção Poa. O vídeo está publicado no youtube, onde todos podem ter acesso, através do link http://www.youtube.com/watch?v=CoFnUQU7cRE. Notícias sobre o acontecimento também estão no blog do Núcleo, em http://www.neaufrgs.wordpress.com

Anúncios