Do dia 11 ao dia 13 deste mês foi realizado no assentamento Filhos de Sepé em Viamão um curso sobre Cromatografia de Solos lessionado por um dos integrantes do NEA, o agrônomo Sebastião Pinheiro

O curso realizado neste final de semana passado teve por objetivo formar os assentados da região da grande Porto Alegre no método de cromatografia de Pfiffer de baixo custo que pode ser uma das saídas para a sobrevivência dos pequenos agricultores, além disso foram apresentadas as armas para serem utilizadas em conjunto, como o pó de rocha, biofertilizantes, peletização e adubação verde, visando a melhoria da saúde dos solos.

“Pra quem conhece o Tião, acho que não é necessário falar sobre a pertinência do conteúdo e a forma (extremamente didática) que ele o transmite” declara Rafael Sawitzki, aluno bolsista do Núcleo “o pessoal foi bastante receptivo e participativo. Tinha um público bem diverso, mas em sua maioria eram técnicos”

No sábado o curso contou com a participação do professor economista Carlos Schmidt, também integrante do NEA, que trouxe algumas questões bem interessantes sobre as possibilidades que existem ou que podemos tentar construir para fortalecer a relação entre cidade e campo.
O curso foi filmado do primeiro ao terceiro dia, mas não integralmente. Assim que a edição estiver pronta iremos disponibilizá-la aqui no blog.
Abraços