No dia da Mobilização Mundial Contra as Monoculturas, 21 de setembro, o NEA convida a todos para conversar, matear e assistir ao novo vídeo produzido pela Julia Aguiar do Coletivo Catarse de Comunicação, ASSENTAMENTO: RELATOS DA CAMPANHA GAÚCHA, 37min.

O vídeo trata da produção nos assentamentos da Campanha, e que tem o objetivo de observar as diferentes possibililidades produtivas (desde o leite, a fruticultura e a horta, até as monoculturas e o seu pacote, como a soja e o arroz). O filme é um registro dessas diferentes linhas produtivas dentre os pequenos produtores e procura lançar elementos para a discussão acerca das relações entre agricultura familiar, técnicas, trabalho e o abastecimento das cidades da fronteira.

Pautas para o dia 21:

– Contra os monocultivos de arvores exóticas
– Contra as modificações do código florestal
– Denunciando o agronegócio e o título do Brasil de maior consumidor de agrotóxicos
– Contra os mecanismos de créditos de carbono e as falsas soluções do ambientalismo de mercado, serviços ambientais, bolsa verde, REDD, REDD+ e REDD++
– Rio +20 e a mercantilização da natureza a economia verde dos responsáveis pelas mudanças climáticas, o discurso de governança e erradicação da pobreza.
– Aprovação do feijão transgênico “Verde e amarelo”
– Denuciando a captura corporativa da nação assim como os organismos internacionais da ONU, que no Brasil se materializa na contribuição privada de campanha eleitoral das empresas cinzas.
– A favor da preservação dos morros de Porto alegre e sua zona rural e a proposta do cinturão verde de Porto Alegre
– Apoio à agroecologia e à agricultura ecológica. Reforma Agrária integral.

Anúncios