O NEA integra o Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida. Depois dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Sergipe, chegou a vez do Rio Grande do Sul lançar essa bandeira. Será na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, às 18h30min no auditório da Emater/RS, e será aberto ao público.

O evento se iniciará com a exibição do documentário “O agrotóxico está na mesa”, de Silvio Tendler. Na sequência, haverá a palestra da Prof. Dra. Magda Zanoni, bióloga e socióloga, que organizou, junto do francês Gilles Ferment, o livro Transgênicos para Quem? Agricultura, Ciência, Sociedade (MDA, Coleção NEAD Debate) lançado em 2011. Ao seu lado, irão compor a mesa, representantes da Via Campesina e da Emater/RS.

Como objetivos estão: denunciar a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos, bem como os impactos ambientais e na saúde dos trabalhadores e consumidores. Ainda, pretende-se focar na comprovação da viabilidade de um outro modelo agrícola, com alimentos saudáveis baseados em princípios agroecológicos, em pequenas propriedades. Modelo este que, além de gerar oportunidades no campo, desconcentra a riqueza e melhora a qualidade de vida também das pessoas na cidade.