De 15 de maio a 19 de dezembro, está acontecendo na UFRGS a Feira Mulheres da Terra. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade recebe o grupo do assentamento Filhos de Sepé, de Viamão, para a comercialização de alimentos orgânicos certificados, produtos coloniais e artesanatos. Este ano, com a novidade de que, além de acontecer no Campus Central, a feira também está presente no Campus do Vale.

Feira no Campus Central

O grupo conta com o apoio do Núcleo de Economia Alternativa (NEA), que vem acompanhando e buscando aprimoramentos ao trabalho, como a “adubação verde”, que está em fase de experimentação. O projeto visa ampliar as perspectivas econômicas das mulheres do assentamento, buscando minimizar o êxodo e contribuir para a autoestima da comunidade, além de fomentar práticas ecológicas nas dimensões ambiental, social e cultural.

As mulheres têm suas produções independentes e se reúnem para expor, união que já completa doze anos de existência. Na cidade de Viamão, participam de feiras em quartas e sábados.

Feira no Campus do Vale

A Feira Mulheres da Terra é uma realização da UFRGS, do NEA, do Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG), do Laboratório de Otimização de Produtos e Processos (LOPP), e conta com o apoio do Contraponto, entreposto de comercialização da Economia Solidária. Acontece das 15h30 às 18h30, terças no Campus Central e quartas no Campus do Vale.