O Núcleo de Economia Alternativa está selecionando acadêmico de Nutrição para uma vaga voluntária, com possibilidade de bolsa para o próximo ano. O aluno trabalhará nos projetos de pesquisa e extensão do Núcleo, com o apoio doscente, da equipe e do grupo da Nutrição, composto por uma Nutricionista e duas acadêmicas.

O trabalho é direcionado a atividades nas áreas de Alimentação Coletiva, Segurança Alimentar e Nutricional, Gestão Coletiva e Incubação de Cooperativas Populares. Multidisciplinar, relaciona-se com a Economia, Agronomia e Desenvolvimento Rural, Biologia, Design e Comunicação Social.

O discente será cadastrado no projeto como extensionista, o que possibilita a apresentação de trabalhos em seminários/congressos/salão e a obtenção de créditos complementares.

Pré-requisitos
– Interesse na área (não é necessário experiência anterior);
– Vontade de aprender, responsabilidade  e compromisso;
– Disponibilidade mínima  de 2 turnos (8h) para trabalho presencial e 1 turno (4h) à distância, totalizando 12h semanais. Caso houver maior disponibilidade de tempo, o estudante poderá atuar até 20h semanais.

Características valorizadas: Afinidade com ações sociais, capacidade de trabalho em equipe, criatividade, organização e autonomia.

Atividades
O estudante irá exercer atividades no Núcleo de Economia Alternativa, especialmente junto ao Contraponto e à  Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. As atividades, inicialmente, consistirão em coleta de dados sobre produtos de alimentação comercializados no Contraponto, junto aos produtores (origem, história, produção, propriedades nutricionais, etc). E, após, apoio à equipe de Nutrição no desenvolvimento de atividades diversas, incluindo:
– Controle de qualidade de alimentos;
– Fichas Técnicas e cálculo de valor nutricional;
– Sugestão de produtos diferenciados, conforme estações do ano, datas especiais e dietas restritas;
– Produção de materiais de apoio técnico e educativo;
– Desenvolvimento e implementação de Boas Práticas de Manipulação, sob enfoque de sustentabilidade;
– Incubação/assessoria a Empreendimentos de Economia Solidária;
– Participação em reuniões de gestão do NEA/ITCP e do Contraponto.

Inscrições
Interessados devem encaminhar currículo para neaitcp.ufrgs@gmail.com até o dia  08 de outubro , colocando a sua motivação para a vaga. Após análise, será agendada entrevista com os candidatos pré-selecionados.