Em comemoração à Semana da Alimentação, o Núcleo de Economia Alternativa (NEA) promove, em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas e Populares (CETAP) e com o empreendimento Encontro de Sabores, Oficinas de Gastronomia Contemporânea com Polpas de Frutas Nativas.

As oficinas são voltadas aos alunos de graduação da UFRGS e têm o objetivo de contribuir para a valorização de formas sustentáveis de produção e fomentar o consumo saudável. A partir da divulgação das frutas, pretende-se contribuir para o desenvolvimento local e a segurança alimentar. A capacitação dos graduandos pode resultar em importantes atores no resgate e no fortalecimento desses produtos como alimentos simbólicos de tradição, saúde e sabor.

No dia 19, serão promovidas duas oficinas, uma no turno da tarde outra pela manhã, para oportunizar aos acadêmicos o aprendizado de preparações com produtos regionais. Após abordagem teórica sobre frutas nativas, os participantes atuarão no preparo de bebidas e receitas com as polpas, degustando os produtos no final da atividade.

As oficinas contam com o aporte técnico dos Nutricionistas Gladis Kalil e Virgílio José Strasburg, e das acadêmicas de nutrição Angélica Siqueira e Taís Martins. São disponibilizadas 16 vagas para cada turno e o investimento é de 55 reais. As inscrições acontecem de 10 a 18 de outubro, por aqui

O CETAP é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para a afirmação da agricultura familiar e para a construção da agricultura sustentável, seguindo os princípios agroecológicos. O Encontro de Sabores promove o processamento e a comercialização dos produtos das frutas nativas, como bebidas, doces, sorvetes, e condimentos.

Oficina Manhã – das 9h às 13h
Local: Laboratório de Técnica Dietética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Ramiro Barcelos, 2777).
Investimento: R$ 55,00

Oficina Tarde – das 14h às 18h
Local: Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Medicina/UFRGS (Ramiro Barcelos, 2400).
Investimento: R$ 55,00