O Núcleo de Economia Alternativa (NEA) promove, no dia 0ito de dezembro, das 14h às 18h, Oficinas de Gastronomia Contemporânea com Polpas de Frutas Nativas.

Os participantes atuarão no preparo de receitas com produtos regionais. Após abordagem teórica sobre frutas nativas, serão produzidas receitas com as polpas, como: panqueca de pinhão, musse de butiá e torta de juçara. Ao final da atividade, os produtos serão degustados.

A oficina é voltada aos alunos de graduação da UFRGS e tem o objetivo de contribuir para a valorização de formas sustentáveis de produção e fomentar o consumo saudável. A partir da divulgação das frutas, pretende-se contribuir para o desenvolvimento local e para a segurança alimentar. A capacitação dos graduandos pode resultar em importantes atores no resgate e no fortalecimento desses produtos como alimentos simbólicos de tradição, saúde e sabor.

Os ministrantes serão membros do próprio NEA e parceiros do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS, reduzindo o valor do investimento em relação à edição anterior. A atividade contará com o aporte técnico dos Nutricionistas Gladis Kalil e Virgílio José Strasburg, e dos acadêmicos de nutrição Angélica Siqueira, Carla Redin, Pablo Couto e Taís Martins. São disponibilizadas 16 vagas e o investimento é de 30 reais. As inscrições acontecem de 29 de novembro a 07 de dezembro, no Contraponto, ou  por aqui