Confira o blog do Contraponto

O Contraponto – Entreposto de Cultura, Saúde e Saber é um espaço de comercialização solidária, situado no Campus Central da UFRGS. Oferece produtos nos segmentos alimentação, privilegiando orgânicos e integrais, artesanato e confecção.

Surgiu a partir da demanda de comercializar os produtos de empreendimentos de economia solidária acompanhados pelo NEA/ITCP. Instiga reflexões sobre os padrões de produção, circulação e aquisição, proporcionando novas formas de interação entre trabalhadores e consumidores no ambiente acadêmico. Visando à sustentabilidade, a arquitetura do espaço – projetada por arquitetos da UFRGS – foi concebida com a utilização de materiais e tecnologias sustentáveis, seguindo os conceitos da bioconstrução e da arquitetura efêmera.

Objetiva difundir princípios e valores da economia solidária, como cooperação, comércio justo, consumo responsável, segurança alimentar, sustentabilidade e respeito ao trabalho humano. É gerido coletivamente por representantes dos doze empreendimentos que integram o projeto e por membros do NEA/ITCP.

5 Respostas to “CONTRAPONTO”


  1. Adorei o site e preciso trocar informações sobre a ECONOMIA ALTERNATIVA e no que difere da ECONOMIA SOLIDÁRIA. Estou cursando CIÊNCIAS DO ESTADO, curso de graduação novo da UFMG e trata da GOVERNANÇA SOCIAL com uma nova definição ainda não completa, mas distinta das concepções similares que estão postas por aí, inclusive é distinta da noção desenvolvida pela Prefeitura de PA no último governo municipal.

    1. Luiz Fernando Lemos Says:

      Boa noite!

      Caro Protásio,

      Estou fazendo Direito na ulbra, as patas do cavalo de Átila, seu amigo Foguinho, meu email é lfelemos@hotmail.com, manda um alô,

      Um forte abraço.


  2. Prezados Senhores,
    Acuso o recebimento do convite para participar da inauguração oficial do Contraponto – Entreposto de Cultura, Saúde e Lazer.
    Por motivos alheios à minha vontade, foi impossível o comparecimento, visto que a correspondência só foi entregue à Unitrabalho, pelo Serviço dos Correios, em 09/11, véspera da realização do evento.
    No entanto, parabenizo a proposta, que valoriza processos saudáveis e justos com o trabalhador e meio ambiente, com acesso à Economia Solidária.
    Atenciosamente,
    Profa. Dra. Lúcia Helena Lodi Rizzini
    Diretora Executiva da Unitrabalho

  3. Paulo Brody Says:

    Parabéns pela iniciativa, e mandem ver! Abraços


  4. […] um planejamento de comunicação para o “Contraponto. Espaço de Comercialização Solidária – http://www.neaufrgs.wordpress.com/contraponto”, no lugar de realizarem avaliações baseadas em “cases” […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s